sábado, 14 de fevereiro de 2009

Pocket-show no midialouca, traz Roberto Mendes e convidados

pocket-show de reinício do Samba na Fonte, com Roberto Mendes e convidados, às 18h desta segunda-feira, 16 de fevereiro, na midialouca, na rua da Fonte do Boi, 81, Rio Vermelho, Salvador, Bahia. Entrada Franca.
O Samba na Fonte é um projeto que tem como objetivo - além da diversão - o resgate e a preservação do Samba-de-Roda dotipo feito no Recôncavo baiano, e mais ainda, a tentativa de mapeamento e garantia de visibilidade de todo o espectro dogênero, com toda a riqueza de variantes.
O projeto é uma realização do espaço cultural midialouca em parceria com o cantor e compositor Roberto Mendes que, comoanfitrião, conduz, entre apresentações de seu repertório, rico e único no gênero, uma discussão que engloba de aspectosmusicais a comportamentais as manifestações associadas ao tema, derivações de uma cultura desenvolvida em torno da regiãoda cana-de-açúcar, onde a ritmia africana se uniu a algumas nuances portuguesas tomando características singulares deliberdade harmônica, obtendo finalmente este estilo único.
Em torno deste eixo, o Samba na Fonte teve uma atuação forte principalmente durante quatro meses no verão de 2007, emquase todos os domingos, e tendo como convidados neste panorama nomes tão importantes como Mateus Aleluia, dos Tincoãs,Dona Edith do Prato, João do Boi, e muitos outros. Novamente, reabrindo esta programação, teremos convidados especiais aserem divulgados ou chegados de surpresa, e os habituais não-programados que surgem devido ao grande numero de músicos naplatéia que temos usualmente.
Neste ano de 2009 já tivemos uma edição especial na festa de Iemanjá, onde o convidado foi a banda Sambatrônica, que juntocom Roberto Mendes fez o público que lotou a rua da Fonte do Boi sambar até tarde na festa de largo do Rio Vermelho.
Nesta primeira edição em formato tradicional teremos também o lançamento do DVD do documentário “O Samba de Roda na Palmada Mão”, de Jorge Pacoa, que foi recentemente produzido com o apoio do Governo do Estado da Bahia e agora vem a público emversão comercial, lançada pelo diretor. O documentário também será exibido na ocasião e vendido a preço especial de lançamento.
Em uma época em que a globalização e o neoliberalismo também corroem o samba em suas formas tradicionais, levantamos adiscussão sempre estimulada por Roberto Mendes, e aproveitamos para mencionar que este movimento também ganhará corpona avenida no carnaval, pois apesar da usual transformação de cultura em cultura de massa, esvaziamento de conteúdo evenda em suas formas mais ocas, que ganham trios elétricos num carnaval que nem sempre dá espaço para suas manifestaçõesmais ricas por uma simples questão de gestão (possivelmente porque quem fica inventando a arte sequer tem tempo para gestão e marketing), o samba de roda do Recôncavo Baiano estará presente num trio elétrico de iniciativa da Secretaria de Culturado Governo do Estado, trazendo, além de Roberto, Mariene de Castro e Raimundo Sodré e grupos de samba de roda tradicionaisnos dois circuitos pricipais do Carnaval da Bahia, um na sexta e outro no sábado. Venha sambar na midialouca nesta segunda-feira e se preparar para a sexta e o sábado de carnaval em mais um trio independente, sem corda.
Em tempo: a sessão de autógrafos do EP do novaiorquino Myself prevista para esta sexta-feira foi cancelada pelo mesmo semaviso anterior. Pedimos desculpas a nosso publico que possa ter pensado em vir.
Somos a midialouca, espaço cultural e loja de CDs, DVDs e livros na rua Fonte do Boi, 81 - Rio Vermelho - Salvador - Bahia,ABERTA TODOS OS DIAS (INCLUSIVE DOMINGOS E FERIADOS) de 8:00 da manhã ATÉ A MEIA-NOITE. (de quinta a sábado estamosfuncionando até UMA DA MANHÃ!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua Opinião é importante para nós.