quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

A cantora Clécia Queiroz faz show em homenagem a Santa Bárbara


Espetáculo traz para o Pelourinho o melhor do samba de roda

De malas prontas para a Europa, a cantora Clécia Queiroz faz seu último show no Brasil, no Pelourinho, no dia de Santa Bárbara, 04 de dezembro às 21h. Recém chegada de uma turnê de sucesso no Rio de Janeiro e Curitiba, onde recebeu excelentes críticas e encantou platéias com sua uma voz suave, doce e performance de palco ímpar, a cantora se despede da Bahia com uma homenagem especial ao Orixá Oiá, Iansã ou Santa Bárbara como é sincretizada no religião católica. O show é na verdade fruto de uma grande pesquisa sobre o samba da Bahia, que Clécia vem realizando desde 2003 e culminou com a gravação do CD Samba de Roque, lançado no final do ano passado, que reverencia um dos maiores compositores de samba de roda, o baiano Roque Ferreira. Aplaudido unanimemente pela crítica nacional, o disco possui melodias de grande beleza e letras ricas poeticamente, que revelam o rico universo cultural baiano.

O show, que leva o mesmo nome do disco – Samba de Roque – titulo que brinca com a expressão ‘samba de roda’ – é uma belíssima homenagem traduzida por uma performance contagiante. O espetáculo, entretanto, não se resume às canções apenas de Roque Ferreira. Clécia faz homenagem a três outros compositores baianos: Riachão, Walmir Lima e Dorival Caymmi. Ela se vale da sua experiência teatral (já foi premiada como atriz com o Troféu Bahia Aplaude – atual Braskem – e indicada 4 vezes a prêmios) para incorporar o que os seus olhos vêem nas ruas e enche o palco de uma Bahia ora suave, elegante, singela sofisticada e sensual, ora brincalhona, marota e malandra.

Dançarina, atriz, cantora, mestre em performance arte pela Howard Universtiy, nos Estados unidos, e respeitada pesquisadora da cultura baiana, Clécia explora muito bem a sensualidade delicadamente maliciosa de letras e melodias, em um registro espontâneo e lúdico, que não abre mão da elegância. Para esse dia, ela prepara uma referência especial para Iansã.

A cantora será acompanhada por Eduardo Reis (cavaquinho), que também assina a direção musical, Marcelo Rosário (violão), Keko Villarroel (baixo) Tom Carvalho (saxofone e flauta) e os percussionistas Ricardo Carvalho, Cachoeira e Sebastian Notini. Além da banda, as dançarinas Laís Rocha e Edeise Gomes dão brilho ao espetáculo.

Serviço:
O Que: Show Samba de Roque
Onde: Praça Quincas Berro D’Água – Pelourinho
Quando: 04 de dezembro – 21h – Homenagem especial para Iansã
Produção: Janaina Costa (71) 88329352


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua Opinião é importante para nós.